O que é BIM

BIM (Building Information Model) que significa Modelagem da Informação da Construção é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o processo do ciclo de vida de um edifício.

Um modelo criado inteiramente em BIM pode conter todo tipo de informação, desde marca e modelo de esquadrias até qual será a próxima troca de lâmpada quando visamos o gerenciamento de edifícios BIM.

Quando começar?

Trabalha com BIM exige muita persistência, todas as pessoas envolvidas devem ter entendimento de como o processo vai alterar toda a metodologia de criação e desenvolvimento do projeto de arquitetura, design de interiores ou infraestrutura urbana.

O primeiro passo a seguir é a contratação de um profissional em BIM para analisar o seu escritório, entender como funciona todo o processo pelo qual vocês passam dia a dia.

Depois de todo esse estudo realizado, vocês irão começar a trassar um plano de metas e objetivos pelo qual toda a equipe (ou algumas pessoas em específico) irão passar.

Já que a metodologia de projeto muda, o jeito de pensar também muda, e no final de tudo, todos devem se adequar à essa nova e inovadora maneira de pensar. Claro, todo esse processo exige tempo, e esse tempo será estipulado pelo profissional BIM escolhido.

Boa sorte no seu novo processo de aprendizado e desenvolvimento em BIM!

Impacto do BIM na A&C

A Modelagem da Informação da Construção ou simplesmente BIM (Building Information Modeling) tem ganhado cada vez mais relevância no setor da construção civil em todo mundo, inclusive no Brasil. Ainda assim, muitos construtores ainda não acreditam que a tecnologia BIM pode realmente trazer ganhos e acham ser um alto investimento a ser feito, que seria justificável somente para grandes empreendimentos e/ou projetos. 

Mas essa argumentação não é correta. Podemos fazer rapidamente um paralelo do Custo de Projeto x Custo da Obra: inicialmente, os projetos feitos em BIM podem ter um valor mais alto mas, pelo planejamento preciso e completamente conectado em todas as suas etapas, gera uma obra mais barata, justificando investimento nessa tecnologia.

Neste aspecto, uma pesquisa feita pelo Stanford University Center for Integrated Facilieties Engineering (CIFE) em 32 projetos de grande porte nos Estados Unidos, apontou reduções reais de custos com o uso do BIM:

  • Eliminação de até 40% das mudanças orçamentárias não previstas;

  • Estimativas de custo com imprecisões de até 3%;

  • Até 80% de redução de tempo gasto na elaboração de estimativas de custo;

  • Até 7% de redução no tempo de projeto. 

Por isso, não é mais possível que se ache normal ter perdas por retrabalho no canteiro de obras e erros em levantamentos de quantitativos para orçamento, causadas pela falta de compatibilização dos projetos e integração das equipes.

Terceirize seu projeto BIM

O processo de terceirização cai muito bem quando se fala em BIM. A estrutura que é necessária nem sempre tem custo benefício interessante para um escritório de Arquitetura ou Engenharia, sendo assim é bem interessante a terceirização de trabalho.

A BIM work tem como uma das principais frentes de trabalho, ajudar os escritórios que não oferecem BIM para seus cliente terem também esse diferencial. Claro, você pode oferecer um projeto para seu cliente e participar de toda elaboração em conjunto com nosso escritório. Somos totalmente transparentes com relação à metodologia aplicada dentro de nossa Sede, receberemos seu projeto de portas abertas.

Hoje o nosso escritório conta com diversos profissionais das área de Engenharia, Arquitetura e Design de Interiores, todos trabalhando em conjunto para obter o máximo de qualidade do modelo da edificação BIM.

Sabemos que é extremamente importante manter toda a descrição de seus projetos, por isso, contamos com uma contratação exclusiva, onde todos os dados de seu projeto e metodologia aplicada serão totalmente sigilosas.

Pense bem, o caminho do BIM está mais perto do que você poderia imaginar.